SAE Brasil AeroDesign


        Fundada em 1905 nos EUA, a SAE International (Society of Automotive Engineers) é uma entidade ligada à engenharia da mobilidade que reúne, atualmente, mais de 70.000 associados entre engenheiros, técnicos, estudantes e executivos, em mais de 90 países.


        Tendo em mente o constante desenvolvimento da indústria aeronáutica, é essencial a formação de engenheiros cada vez mais capacitados para lidar com problemas tanto nos diversos níveis de projeto (trabalho em equipe, concepção de soluções, aprimoramento, viabilização e construção) quanto na aplicação de idéias inovadoras.


        A SAE, visando a melhor formação dos futuros engenheiros, criou em 1986, nos Estados Unidos, um evento extracurricular voltado exclusivamente aos estudantes de graduação: a competição SAE Aerodesign. Em 1991 é fundada a SAE Brasil, filiada à SAE International. Oito anos depois, decidiu-se lançar a versão nacional da competição, a qual é classificatória para o evento internacional. Em agosto de 1999, uma vez concretizados os planos, foi realizada a I Competição SAE Brasil de Aerodesign. Até 2003, havia na competição brasileira apenas a classe regular, quando então foi criada a classe aberta, e desde essa data as duas melhores equipes da classe regular e a melhor da classe aberta ganham o direito de participar da competição americana.


        As equipes participantes - constituídas basicamente por alunos de graduação - devem conceber, projetar, construir e testar um avião cargueiro rádio controlado, dentro das regras e limitações pré-estabelecidas para sua categoria, sem que haja a interferência de profissionais da indústria ou quaisquer outros especialistas externos à equipe.


        A competição é dividida em duas partes: projeto e vôo. Na competição de projeto, as equipes devem apresentar os seus projetos, e demonstrar a precisão de seus cálculos em determinar a carga máxima que o avião pode carregar. Já a competição de vôo avalia na prática as qualidades do avião.


        Os projetos são julgados através de diversos critérios, entre eles: Preparação dos relatórios; Plantas; Apresentação oral; Acuracidade na previsão do peso carregado.


        Já nos vôos, a qualidade do projeto é posta à prova, e cada equipe recebe uma pontuação de vôo, dependente sobretudo da carga carregada e da leveza da aeronave.

Classe Regular

        É a principal classe da competição e existe desde 1999, quando a competição foi fundada. Em 2019, 55 equipes participaram desta classe, incluindo uma equipe do México e outra da Venezuela.


        As aeronaves da classe regular têm como objetivo carregar a maior massa de carga paga possível dentro das restrições impostas pelo regulamento. A pontuação de cada equipe é uma função da carga paga máxima carregada pela aeronave, da qualidade do relatório técnico apresentado, da precisão em prever o peso vazio da aeronave (projeção de peso em projeto vs. peso da aeronave construída) e da precisão da equipe em prever a carga que a aeronave é capaz de carregar ("acuracidade"). Também são dadas bonificações referentes ao tempo de retirada de carga, à distância de pouso até parada e à confiabilidade da aeronave, mensurada através da capacidade da mesma de realizar multiplos voo com carga paga elevada.


        A principal restrição para a 22ª competição é dimensional. A soma do comprimento e da envergadura da aeronave deve ser igual ou inferior à 3.2 metros. Já quanto a motorização, existem duas possibilidades: motor a combustão ou motor elétrico. Os motores a combustão permitidos são listados pela comissão organizadora. Já os motores elétricos devem ter sua potência limitada a 700 Watts. Além disso, a aeronave com carga não deve ultrapassar o limite de 20 kg.

Classe Advanced

        Com apenas 10 equipes competindo entre sim, a classe advanced conta com de aletrônica além dos desafios de problemas de engenharia e aeronautica.. Objetivo. Restrições.


        As equipes da classe regular tem como objetivo projetar e construir um avião que carregue o máximo de peso possível e ainda apresenta um sistema de aquisição de dados, horizonte artifical e um mecanismo para a missão de reconhecimento. Assim como na classe regular, a pontuação é dada por uma função da carga paga máxima carregada pela aeronave, da qualidade do relatório técnico apresentado, da precisão em prever o peso vazio da aeronave (projeção de peso em projeto vs. peso da aeronave construída) e da precisão da equipe em prever a carga que a aeronave é capaz de carregar ("acuracidade"). Já na bonificação além das 3 apresentadas na regular, Também são dadas bonificações referentes ao tempo de retirada de carga, à distância de pouso até parada e à confiabilidade da aeronave, mensurada através da capacidade da mesma de realizar multiplos voo com carga paga elevada, há as bonificações pela quantidade e qualidade dos dados obtidos pelo sistema de aquisição de dados, do horizonte artificial e da missão de reconhecimento.


        Na 22ª competição tem como restrições permitir que os competidores levem no máximo 20 kg de carga, já considerando o peso do avião. Também é permitido que a equipe possa escolher qual tipo de motorização que prefere utilizar, dentro de 2 opções possiveis: motor a combustão ou motor elétrico. Os motores a combustão permitidos são listados pela comissão organizadora. Já os motores elétricos devem ter sua potência limitada a 700 Watts. Quanto os paramêtros do sistema de aquisição de dados, as equipes podem decidir quantos parametros, quanto mais melhor, querem obter dentro dos 9 grupos da seguinte lista

Grupo Descrição
1 (weight on wheels) Corresponde a um parâmetro binário, que indica se o avião está no solo (0) ou em voo (1).
2 Valor da altitude pressão, ou altitude barométrica em pés e/ou Velocidade aerodinâmica calibrada: Valor da velocidade medida por um sistema anemométrico (tubo de pitot e tomada estática).
3 Posições do GPS que indicarão, na vista superior, a trajetória desenvolvida pela aeronave (GPS, YGPS) e/ou Valores das posições de altitude medida por meio de GPS. (ZGPS)
4 Proa magnética, e graus de 0º a 360º. Este parâmetro pode ser usado para definir o trecho de medição de velocidade.
5 Deflexão do profundou e/ou Aileon e/ou Leme
6 Fator de Carga em Z.
7 Atitude (THETA) e/ou Inclinação Lateral (Bank angle) (PHI)
8 Rotação do (dos) motor(es) da aeronave (RPM)
9 Ângulo de ataque da aeronave (Alpha) e/ou Ângulo de derrapagem da aeronave (Beta)


        A bonificação do horizonte se da pela qualidade da Atitude e Ângulo de Rolamento do Horizonte Artificial e pela soma das notas atribuídas a cada parâmetro auxiliar indicado no Horizonte Artificial. Os parâmetros auxiliares do Horizonte Artificial são: velocidade, altitude, WOW, proa magnética e fator de carga em Z. Por fim Esta bonificação será atribuída à equipe que cumprir com sucesso a missão de reconhecimento, que consiste em capturar o código QR em solo e decodificá-lo em texto. Caso o sistema embarcado seja capaz de realizar a decodificação e gravar corretamente o texto decodificado durante o voo, a equipe receberá pontuação total. Caso o sistema capture imagem do alvo e decodifique a imagem em solo através de dispositivos não embarcados, a equipe receberá pontuação parcial.

Classe Micro

        A classe micro tem como caracteristica suas aeronaves menores e seus motores elétricos. Com atualmente 23 equipes, tem como principal objetivos a projeção e construção de aviões desmontaveis de modo a caber dentro de uma caixa de volume interno de no máximo definido, que na 22ª competição foi definida como 0,036m³. Também conta com as missões de carga LAPES (Low Altitude Parachute Extraction System): o peso transportado que vai ser extraído da aeronave por meio de um paraquedas extrator durante o voo e da carga paga fixa que é o peso transportado pelo avião e que não será extraído em voo.


        Sua pontuação é dada pela função da carga paga máxima carregada pela aeronave, da qualidade do relatório técnico apresentado, da precisão em prever o peso vazio da aeronave (projeção de peso em projeto vs. peso da aeronave construída) e da equipe em prever o tempo de desmontagem da aeronave ("acuracidade"). Já sua bonificação é calculada a partir o tempo de retirada da carga paga fixa e confiabilidade da aeronave