História

        A equipe EESC-USP de Aerodesign foi fundada em 1998 por alunos do curso de engenharia mecânica com ênfase em aeronaves da Escola de Engenharia de São Carlos. No entanto os alunos vinham trabalhando no projeto desde de agosto de 1997. Inicialmente, o objetivo era divulgar a competição no Brasil, buscando atrair, desta forma, o interesse de outras escolas, tentando viabilizar uma competição similar à norte-americana em nível nacional. Para tanto em outubro de 1998 os trabalhos da equipe foram divulgados na Fealtec (Feira de Alta Tecnologia), evento que reúne anualmente em São Carlos-SP empresas da área de tecnologia e onde a primeira aeronave da equipe ficou em exposição e fez demonstrações de vôo.


        Outro compromisso importante da equipe foi a participação no Congresso Internacional da SAE em São Paulo no mês de novembro de 1998, onde foi feita uma apresentação técnica do projeto na “Noite dos Estudantes”, evento tradicional no congresso que reúne trabalhos de destaque realizados por estudantes de engenharia na área da mobilidade, divulgando assim a competição para os profissionais da área e atraindo potenciais patrocinadores para o futuro evento. Após esta apresentação a equipe teve a confirmação extra-oficial, que viria mais tarde a se confirmar, da realização de um campeonato nacional de AeroDesign.


        Mesmo já sabendo da confirmação a equipe não abandonou o objetivo da divulgação, participando ainda do Workshop de Fórmula 1 (Com o tema: As fronteiras da Tecnologia Automotiva) que se realizou em abril de 1999, em São Paulo.


        A partir deste momento, a equipe se empenhou no projeto e construção de um novo protótipo para participar da 1º competição nacional a se realizar em agosto de 1999 em São José dos Campos - SP. O avião, chamado AERObus, foi o campeão da 1ª SAE Brasil AeroDesign.


        Atualmente, a equipe encontra-se estabelecida em um espaço dentro da Universidade, onde situam-se a oficina e a sala de microcomputadores. Contamos com o apoio da USP e da própria EESC, sobretudo do LAE (Laboratório de Aeronaves). Este último nos garante todo o suporte técnico necessário para o desenvolvimento dos projetos, já que conta com um corpo docente de altíssimo nível, vasta literatura especializada, convênio com as principais bibliotecas do país, softwares de CAD, análises estruturais, dinâmicas e aerodinâmicas, além de contar com um túnel de vento para ensaios experimentais.


        Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização dos projetos, os alunos da Escola de Engenharia de São Carlos têm a oportunidade de aprendizado prático através da aplicação da teoria dada em sala de aula, bem como a familiarização com as técnicas de construções aeronáuticas, exercitando também disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia: liderança, planejamento, capacidade de vender idéias e projetos.